top of page

FONOAUDIOLOGIA

female-psychologist-helping-a-girl-in-speech-therapy_edited.jpg

A Fonoaudióloga é a profissional que realiza desde a prevenção, avaliação, orientação e intervenção dos diferentes aspectos da comunicação humana. Como a linguagem oral, escrita, voz, audição e funções estomatognáticas (respiração, mastigação e deglutição). Sendo o responsável por avaliações amplas nestas áreas da comunicação e intervenção específica.

 

Abordagens Fonoaudiológica:

Atuamos com o público infantil e com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, podendo ter comorbidades como Transtorno Motor da Fala (TMF).

TMF é um Transtorno Motor que possui 4 classificações: sendo elas Apraxia de Fala Infantil com alteração no planejamento e programação das palavras, Atraso Motor de Fala para casos que possuem alteração na pronúncia das palavras, porém conseguem evolução mais rápida após intervenção, Disartria Infantil que é uma alteração na execução das palavras afiliado a incoordenação entre os sistemas respiratórios x fonatório e articulatório e resultado de uma fraqueza neuromuscular e Apraxia de Fala na Infância e Disartria associados. Ressaltando que somente o fonoaudiólogo é responsável por estes diagnósticos. 

 

Outra intervenção realizada é a introdução de Comunicação Alternativa e/ou Aumentativa que visa ampliar a capacidade comunicativa das pessoas, não tendo pré requisitos cognitivos, idade ou habilidades para iniciar a utilização. Ela valoriza a expressão do indivíduo por outros meios e é composta por símbolos, técnicas e estratégias. Sendo que este sistema é único para cada pessoa, para atender às suas necessidades e apoiar o desenvolvimento da linguagem.    

 

E também há o Processamento Auditivo Central, onde a fonoaudiologia atua desde a avaliação, porém direcionada na cabine com estímulos controlados e testes que trazem resultados exatos (não é realizada em nossa clínica).  E se houver alteração neste exame, é necessário realizar a intervenção visto que a alteração pode comprometer a linguagem oral e escrita e o tratamento pode ser feito em cabine com estímulos controlados ou sem cabine com estratégias específicas com base no resultado do exame (esta última dependendo de cada caso, podemos fazer em nossa clinica).

bottom of page