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AVALIAÇÕES

PSICODIAGNÓSTICA / NEUROPSICOLÓGICA / MULTIDISCIPLINAR

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Realizamos avaliação diagnóstica para avaliar crianças com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e comorbidades como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, dificuldades ou transtornos de aprendizagem como Dislexia, entre outros. De acordo com o encaminhamento médico ou a necessidade individual de cada caso é definido qual o melhor tipo de avaliação que será realizada.

Conheçam os tipos de avaliação que realizamos:

 

- Avaliação Psicodiagnóstica: compreende um conjunto de procedimentos, técnicas e testes que objetivam avaliar todo o desenvolvimento infantil e se chegar a uma conclusão em relação ao diagnóstico do cliente. Segundo o Conselho de Psicologia o psicólogo deve construir argumentos consistentes da observação de fenômenos psicológicos, empregar referenciais teóricos e técnicos pertinentes em uma visão crítica, autônoma e eficiente. Sendo assim é um processo bastante cauteloso e científico e para que de fato promovam melhorias na qualidade de vida do cliente.

 

- Avaliação Neuropsicológica: é uma avaliação ainda mais completa, que consiste em estudar as relações entre o cérebro e o comportamento avaliando todas as funções neurológicas (cognição/inteligência, atenção, funções executivas, memória, linguagem, percepção e visuoconstrução, habilidades acadêmicas, questões comportamentais, emocionais, desenvolvimento social e lúdico). É investigada então quais áreas estão preservadas e as que estão com déficit e para isso são usados testes, baterias e escalas de uso exclusivos de psicólogos e busca esclarecer/explicar as causas para aqueles comportamentos que vem ocorrendo, assim como identificar o(s) diagnóstico(s) e assim ocorrer o direcionamento para os tratamentos adequados.

 

- Avaliação Multidisciplinar: é realizada por todos os setores, pela psicóloga para realização do psicodiagnóstico ou avaliação neuropsicológica, pela fonoaudióloga e pela terapeuta ocupacional. Dessa forma se torna uma investigação minuciosa e completa de todas as funções cognitivas, sociais, emocionais, motoras, sensoriais, de auto-cuidado, linguagem e aprendizagem. A avaliação é composta por:

- entrevista inicial com os pais em todos os setores,

- sessões com a criança para observação clínica e aplicação dos testes e escalas,

- após a conclusão das sessões é realizada a reunião de equipe para discussão do caso e assim a conclusão do diagnóstico e do planejamento terapêutico, ou seja, quais serão os encaminhamentos necessários e quais as terapias que a criança avaliada precisará ou não realizar,

- E é finalizada com a sessão de devolutiva aos pais para entrega do laudo que deve ser levado para a(o) médica(o) neuropediatra concluir o diagnóstico.

 

É uma avaliação muito completa e eficaz e muito utilizada atualmente pois todos os profissionais envolvidos trocam dados relevantes de como a criança se mostrou com cada um, cada terapeuta considera a sua área trazendo olhares específicos e técnicos e que no final se entrelaçam e formam a compreensão global da criança, gerando assim resultados diagnósticos ainda mais fidedignos. 

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